sexta-feira, 29 de maio de 2009

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA


Discussões sobre a avaliação no meio educacional são constantes e revelam opiniões e posicionamentos diversos. A avaliação formativa aparece com uma proposta bastante inovadora, tendo em vista, que somos produto de uma avaliação tipicamente tradicional, pautada na meritocracia e nos nossos desempenhos (notas) em provas e testes.
Como educadora e como estudante de Pedagogia acredito muito na avaliação formativa, que favorece o desenvolvimento global do aluno, uma vez que não se detém a apenas um aspecto do mesmo, mas em vários que se apresentam no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
No texto "Construindo o Portfólio Eletrônico", de autoria do professor Ivanildo Amaro de Araújo, discutido em uma de nossas primeiras aulas, a questão da avaliação formativa é abordada com destaque. A avaliação formativa, que deve ser vivenciada em nosso processo de formação para refletir futuramente em nossa atuação como educadores, privilegia o desenvolvimento dos aspectos qualitativos do aluno, que deve ocorrer de forma contínua, não se constituindo num momento estanque do processo de avaliação. A avaliação formativa deve se dar no sentido de auxiliar os alunos a superarem possíveis dificuldades decorrentes do processo de construção do conhecimento, favorecendo e ampliando o mesmo.
A avaliação é necessária para que o próprio professor avalie se os objetivos estão sendo alcançados e em que medida, e a partir daí possa continuar organizando suas intenções em determinado assunto e redefiní-las se preciso for.
A avaliação formativa é pautada em três momentos fundamentais:
  1. o diagnóstico, ou seja, a coleta de dados, para que o professor tome ciência dos conhecimentos que os alunos já possuem e ainda da realidade dos mesmos.
  2. a análise criteriosa das informações coletadas nesse primeiro momento, a fim de organizar o trabalho para atender às possíveis dificuldades dos alunos;
  3. a adaptação das atividades para contemplar as necessidades dos alunos tendo em vista aspectos positivos no processo ensino-aprendizagem.
Diante da vivência de uma avaliação formativa na disciplina de Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I, nos foi proposta a elaboração do presente Portfólio Eletrônico, no formato de um blog, visando principalmente que alunos e professores sejam sujeitos do processo de construção do conhecimento, que deve se dar de forma processual e contínua.

Um comentário:

  1. Síntese muito bem elaborada e que focaliza sua compreensão da avaliação formativa. Sabemos que as inovações geram inseguranças, grandes resistâncias, mas é importante que façamos nosso trabalho com compromisso com a qualidade, com fundamentação e, acima de tudo, com a intenção de provocar mudanças.

    ResponderExcluir