segunda-feira, 18 de maio de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES


Segue abaixo as propostas de atividades elaboradas por mim para atingir os objetivos da leitura de diversos gêneros textuais no início da alfabetização, que estão expostos em minha postagem intitulada "REFLEXÕES DA 3ª AULA (28/04/2009)".
Tais atividades são simples, de fácil aplicação e execução e podem ser realizadas com turmas, tanto da Educação Infantil (crianças de 4 a 5 anos) quanto do Ensino Fundamental (turmas de 1º e 2º ano, crianças de 6 a 8 anos).
  • Atividade 1: Construir coletivamente listas de palavras, explorando diferentes campos semânticos. Por exemplo: lista de funcionários da escola, lista de nomes da turma, lista de objetos escolares - todas devem estar relacionadas ao cotidiano, às vivências das crianças. As listas devem ficar expostas na sala de aula de forma bem visível aos alunos, e dependendo da faixa etária eles também podem registrá-las no caderno.
Objetivos dessa atividade: - perceber os sons da língua; - reconhecer a ortografia das palavras.

  • Atividade 2: Apresentar aos alunos um texto popular, não muito longo, pode ser parlenda, quadrinha, letra de música, de preferência que eles já conheçam. Expor o texto na sala de aula e colocar também no caderno dos alunos.
Exemplo de texto (parlenda):

DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
PAI DE TODOS,
FURA BOLO,
MATA PIOLHO.



Ler durante alguns dias o texto coletivamente, apontando o dedo para as palavras enquanto o texto é repetido por todos. O professor pode também escolher alguns alunos para apontarem o texto enquanto os demais o lêem. Após todos os alunos já terem decorado o texto, entregar uma folha com as frases ou versos do texto fora de ordem, pedir que os alunos recortem e colem os fragmentos do texto, ordenando-o.

Objetivos dessa atividade: - desenvolver a compreensão na leitura; - desenvolver a memorização; - estimular a pronúncia clara dos sons.

  • Atividade 3: Na roda de leitura ler para os alunos a história "Os três porquinhos", na sua versão mais clássica. Em outras ocasiões levar versões diferentes dessa mesma história, como "Os três lobinhos e o porco mau", de Eugene Trivizas e " O diário do lobo: A verdadeira história dos três porquinhos!", de Jon Scieszka (à respeito, engraçadíssimos os dois). Após a leitura e discussão das histórias com os alunos, registrar coletivamente cada versão num blocão, a partir do entendimento dos alunos de cada história, uma espécie de recontagem. Pode-se também pedir que os alunos façam desenhos de cada uma das histórias e, ainda, elaborar coletivamente uma nova versão para a história, diferente de todas as outras, registrando-a e explorando a criatividade dos alunos.
Objetivos dessa atividade: - desenvolver a interpretação; - desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas; - comparar textos novos com textos já conhecidos.

Espero que essas atividades possam contribuir com a prática de muitos professores e com a formação de futuros educadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário